domingo, 2 de setembro de 2012


“Não perca de vista seu ponto de partida” (Santa Clara).
Encontros Regionais de Simpatizantes em Minas Gerais
Nos dias 28 de abril, em Belo Horizonte, e nos dias 4 e 5 de agosto, em Timóteo, os três grupos de simpatizantes de Minas Gerais realizaram os seus encontros regionais, como acontece há três anos. Em Belo Horizonte participaram cerca de 35 simpatizantes e em Timóteo 31.
Em Belo Horizonte, contamos com a assessoria do Pe. Manoel Godoy, professor de teologia, e com a presença sempre apoiadora de Ir. Tereza Valler e Ir. Beatriz Maestri. Já em Timóteo as assessoras foram a simpatizante Maria Elizabeth e Ir. Alzira.
Em ambos os encontros os grupos ressaltaram que “percorrer esse caminho como simpatizantes é um processo de constante conversão e uma grande responsabilidade para todas/os nós”. Foi ainda destacado que é muito importante que os grupos sejam “sujeitos protagonistas da construção desse caminho e não simples destinatários da congregação”.
Falou-se ainda que um alicerce importante nessa caminhada é o processo de formação constante e continuada que precisa ser construído junto com as irmãs e articulado com os projetos desenvolvidos pela Congregação. Nesse sentido, os encontros possibilitam ricas trocas de experiências, buscando uma constante “desconstrução, reconstrução e renovação de vida”. Foi falado também das pequenas mudanças do dia a dia que estão mexendo e mudando a própria vida e até mesmo a de outras pessoas da própria família.
Na celebração final, em Belo Horizonte, foi realizada a mistura das terras de Rodeio, Belo Horizonte, Ipatinga e Timóteo. Terras marcadas pela exploração e injustiça, mas também pela luta por busca de melhores condições de vida. Nessa terra foram colocadas muitas sementes, simbolizando os sonhos em relação ao projeto Simpatizantes do Carisma.
Em Timóteo cada pessoa recebeu uma plantinha, simbolizando os “brotos” que estão nascendo a partir dos grupos de simpatizantes. Também refletimos e rezamos sobre alguns aspectos da vida de Santa Clara e de nos alimentamos reciprocamente na irmandade que ela tanto desejou, viveu e recomendou às suas irmãs. Realmente o encontro em Timóteo foi muito revigorador. Algumas pessoas estavam bastante fragilizadas devido a situações pessoais, familiares e comunitárias de sofrimento, as quais foram partilhadas e acolhidas por todas/os com muita atenção, carinho e espírito de irmandade e solidariedade.
Nos dois encontros refletimos sobre a temática do ano capitular relacionando-a com a realidade de cada local e com a espiritualidade francisclariana. “Que bom que estamos crescendo nesses aspectos mesmo que ainda seja um tanto devagar”, disse uma simpatizante. Foi muito importante perceber, na avaliação dos últimos anos, os passos que cada um, cada uma já deu, e também aqueles que ainda precisam ser redirecionados, firmados e fortalecidos.
Concluo com esta frase de outra simpatizante: “Quanto zelo, quanta ternura, quanta alegria e simplicidade! Isso demonstra que estamos crescendo como família francisclariana junto com as Irmãs Catequistas Franciscanas”.
                                                                 Anotações de  Ir. Alzira Munhoz



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...