sábado, 19 de março de 2011

Ano Clariano - 800 anos de Santa Clara



Prezados Irmãos e Irmãs,

Paz e Bem!

É com muita alegria que me dirijo a todos e todas Superiores e Superioras Maiores das Ordens e Congregações Religiosas, bem como os movimentos e simpatizantes de Santa Clara e Francisco de Assis, para convocá-los para a um envolvimento afetivo e efetivo nas Celebrações do VIII CENTENÁRIO DO CARISMA DE SANTA CLARA DE ASSIS, em 2012.

É a Família Franciscana do Mundo inteiro que está envolvida ou se envolvendo nas preparações dessa grande, histórica e significativa celebração.

Em junho passado, realizamos em Brasília, uma reunião com os coordenadores e representantes dos Regionais e um dos assuntos em pauta foi: o que e como celebrar os 800 Anos do Carisma de Santa Clara como Família Franciscana no Brasil. Tivemos o privilégio de contar com a valiosa assessoria de Frei Vitório Mazzuco que nos proporcionou uma reflexão enriquecedora baseada na espiritualidade de Santa Clara, e dando prosseguimento o grupo planejou o seguinte:

Ø CELEBRAÇÃO DO ANO CLARIANO de 17 de abril de 2011 a 11 de agosto de 2012.

Fundamentos na simbologia do RAMO que Santa Clara recebeu das mãos do bispo como um sinal de Deus sobre a sua vocação, por esse motivo, vamos dar início às celebrações do Ano Clariano no Domingo de Ramos, dia 17 de abril de 2011.

Ø TEMA: Santa Clara de Assis e de hoje: Caminho de unidade

Ø LEMA: Vida vivida em função do Amor

* Acreditamos que esse tema vai nos oferecer muitas possibilidades para aprofundar o Carisma de Santa Clara e revigorar nossa espiritualidade, e para isso, queremos contamos com a colaboração de todos os filhos e filhas de Santa Clara no enriquecimento mútuo como Família Francisclariana.

* Sintam-se convidados e convocados a enviarem seus textos para a sede da FFB que teremos a alegria de publicá-los e ou enviá-los para os membros da Família. Na realidade, essa tarefa ficará sob a responsabilidade da Comissão do Ano Clariano.

Ø ESTUDOS E REFLEXÕES sobre o Carisma de Santa Clara objetivando aprofundar o tema serão feitos pelos Regionais, Ordens, Congregações, Movimentos e Fraternidades.

Ø CONGRESSO CLARIANO para culminar as Celebrações:

* Local: Canindé

* Data: nos dias 9, 10 e 11 de agosto de 2012.

Nós, do Conselho Diretor, estamos agradecidas ao Frei Éderson Ofm Cap. que aceitou coordenar a Comissão do Ano Clariano ( CAC ) e nosso muito obrigada às Congregações que já liberaram as Irmãs Neves e Cidinha para compor a equipe.

A Comissão já fez sua primeira reunião e Frei Éderson apresentou o plano geral que eles fizeram ao Conselho Diretor e este já iniciou os encaminhamentos que lhe compete.

Na sede da FFB, em Brasília, já reservamos uma sala para os trabalhos da Comissão do Ano Clariano e para melhor interagir com a coordenação pedimos que acessem o nosso SITE, porque é um excelente instrumento de comunicação ou motivo é porque poucas ou pouquíssimas são as comunicações via ECT, normalmente são via internet.

Com esta carta sintam-se todos convocados, convidados e comprometidos com as celebrações que serão realizadas nos vários recantos do Brasil e do mundo em aprofundamento do Carisma e da espiritualidade de Santa Clara de Assis.

Com as bênçãos de Santa Clara.

Fraternalmente,

Irmã Maria Petronila de Sousa Soares, smic

Presidente

http://http://ffb.org.br/dinamico.php?id=802&categoria=800

Um comentário:

  1. Em comunhão com vc quero partilhar a III Jornada de nosso regional.

    Paz e Bem!

    III Jornada Franciscana
    FFB (Família Franciscana do Brasil)
    Regional RJ-ES
    10 de Abril de 2011
    08:00 – Chegada e acolhida
    08:30 – Acolhida e Oração - (responsável OFS – Fraternidade Nossa Senhora das Graças, São Gonçalo).
    08:50 – Palavra da coordenadora regional da FFB (Ir. Aparecida – Irmã Franciscana de Dillingen).

    09:00 – Palestra “Tema: Santa Clara de Assis e de hoje: Caminho de unidade. Lema: Vida vivida em função do amor.
    Daisy Martins Ferreira, ofs. (Coordenadora Regional de Formação) e Luiz Alberto Vianna, ofs. (Ministro da Fraternidade do Sagrado Coração de Jesus / Petrópolis)

    10:00 – Café / lanche (partilhado).
    10:30 – Debate do tema da palestra em plenário.
    11:30 – Missa (respons. liturgia Irmãs Franciscanas Alcantarinas).
    13:00 – Almoço partilhado (Confraternização e encerramento).

    Local: Colégio Nossa Senhora das Graças
    Estrada do Pacheco, 216 – Lagoinha – São Gonçalo, CEP – 24732570 - 000
    Tel.: 21 37105633 (Como chegar: pegar o ônibus Santa Isabel, em frente à estação Leopoldina descer no Colégio das freiras.)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...